segunda-feira, 30 de março de 2009

Bolo de Ananás com Chocolate

Sou coleccionadora de receitas de culinária, por isso na semana passada comprei mais uma revistinha! Esta totalmente dedicada ao Chocolate.....

Ingredientes:
1 lata de ananás
125g de margarina
250g de açúcar
5 ovos
2 c. sopa de sumo de ananás
150g de farinha com fermento
25g de chocolate em pó
manteiga e açúcar q.b.

Preparação:
Untar uma forma redonda sem buraco com margarina e açúcar e reservar. Ligar o forno a 180ºC. Dispôr parte das fatias do ananás no fundo da forma. De seguida bater bem a margarina com o açúcar e juntar as gemas, o sumo do ananás, batendo mais um pouco. Misturar a farinha com o chocolate e envolver no preparado anterior sem bater.
Levantar as claras em castelo e adicionar à massa anterior. Verter o preparado na forma, levar ao forno e deixar cozer cerca de 40 minutos. Decorrido o tempo desenformar o bolo ainda quente.


Uma delícia!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Pudim Gabinete

Lembro-me de ter comido este pudim em casa de uma tia e adorei, trouxe a receita e guardei-a imenso tempo, até que hoje me lembrei dela! Ficou uma sobremesa digna de um profissional! Espectacular mesmo! Com uma apresentação fantástica!

Ingredientes:
100g de Palitos La Reine ou Biscoitos de Champanhe
7 ovos
300g de açúcar
1l de leite
Raspa de laranja
1 pau de canela
Casca de limão
Caramelo líquido


Opção: gelatina de frutos silvestres (ou outro sabor)


Preparação:
Untar uma forma redonda sem buraco com o caramelo líquido, cortar os biscoitos em quadrados e colocar por cima do caramelo.
Levar o leite ao lume com a casca de limão e o pau de canela, quando ferver retirar e deixar arrefecer.
Bater os ovos com o açúcar e a raspa de laranja, até que fique uma mistura bem fofa. Acrescentar o leite arrefecido (para que não coza os ovos) e verter tudo na forma por cima dos biscoitos.
Levar ao forno em banho maria a cerca de 200º durante mais ou menos 1 hora.


Opção: a receita original não leva a gelatina, eu tinha em casa um pacote e queria utilizá-lo fiz então a gelatina conforme as instruções da embalagem e deixei ficar com uma consistência de clara de ovo, quando assim estiver verter por cima do pudim já arrefecido e levar ao frio durante 1 hora.




Quanto ao nome do pudim não sei a sua origem! Mas que é bom é!!!!!

domingo, 15 de março de 2009

Sachertorte

Gosto muito de fazer bolos apesar de não ser nada boleira e de nem sempre as coisas correrem como eu quero!!!!! Este bolo calhou muito bem, a familia adorou......
Simplesmente delicioso!
(Esta receita foi retirada do livro da Revista Activa "Delícias de Chocolate")

Ingredientes:
175g de manteiga
6 ovos
175g de açúcar
150g de chocolate amolecido (usei só 100g)
30 g de farinha
Uma pitada de fermento em pó
75g de pão ralado

Preparação:
Bata a manteiga com as gemas e o açúcar. Junte o chocolate amolecido e misture. Adicione a farinha misturada com o fermento e o pão ralado e incorpore delicadamente as claras batidas em castelo. Coloque a massa numa forma untada com manteiga e leve a forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 45 minutos.


terça-feira, 10 de março de 2009

Guisado de Borrego

Domingo à noite apeteceu-me um prato bem quentinho! Optei por cozinhar um borrego guisado de forma original, cuja receita retirei do site das Selecções do Readers Digest.
Então aqui vai:





Ingredientes:
Cebolas
Cenouras
Batatas
Borrego partido aos bocadinhos
Salsa picada
Tomilho picado
Caldo de carne
Azeite
Sal e pimenta



Preparação:
Aquecer o forno a 180ºC. Cortar as cebolas, as cenouras e as batatas em rodelas finas. Numa caçarola (usei de barro) que possa ir ao forno, dispôr o borrego e cobrir com camadas de cebola e cenoura, polvilhando cada camada com sal e pimenta. Rematar o prato com as rodelas de batata.
Regar com o caldo de galinha, tapar e levar ao forno cerca de 2 horas aumentando nesta altura a temperatura do forno para 220ºC.
Sirva com legumes variados.

sábado, 7 de março de 2009

Lasanha de Atum e Feijão Verde

Esta lasanha foi inventada nun dia em que era necessário improvisar e aqui está o resultado:







Ingredientes:
Folhas de lasanha
Água
Azeite
Flôr de sal
Alho
Feijão verde
Cogumelos
Atum de lata
Molho béchamel de compra
Leite q.b.



Preparação:
Colocar num tacho azeite, alho picado, o feijão verde, e os cogumelos. Temperar com flôr de sal e deixar refogar um pouco, entretanto juntar o atum misturar tudo, refogar mais um pouco e desligar o lume.
Ao molho béchamel de compra juntar leite, pois normalmente é um pouco espesso, mexer e reservar.
Enquanto isso cozer as folhas de lasanha em água flôr de sal e um fio de azeite. Depois de cozidas montar a lasanha e levar ao forno a gratinar.



Bom apetite!!!

domingo, 1 de março de 2009

Sopas de Vinho no Forno

Esta é uma sobremesa essencial cá em casa nos dias de inverno... É uma receita já do tempo dos meus avós, é excelente para aproveitar pão seco e duro que muitas vezes temos em casa e não sabemos o que havemos de fazer com ele, acabando por se deitar fora, o que é um grande desperdicio!!! Estas sopas ficam sempre bem e muito aromáticas com o seu cheiro a canela!




Ingredientes:
Pão duro (recesso)
Vinho maduro tinto de boa qualidade
Açúcar amarelo
Canela moída


Preparação:
Levar ao lume, até que ferva, vinho suficiente para amolecer o pão que temos, aromatizado com canela e adoçado com açúcar amarelo. Logo que ferva retira-se do lume e vai-se amolecendo bem o pão cortado em fatias grossas. Colocar depois o pão bem amolecido num recipiente que possa ir ao forno da seguinte forma: Polvilhar o fundo do recipiente com açúcar e canela e colocar por cima as fatias amolecidas de pão, voltando a polvilhar as fatias já colocadas com açúcar e canela, e assim sucessivamente até acabar o pão, se sobrar vinho regar tudo com o mesmo e levar ao forno a 200ºc até ficar tostadinho, não deixando secar muito.

Bife com Molho de Legumes

Faz algum tempo comprei uma embalagem de barras da Knorr para fazer molho de cogumelos. Decidi experimentar hoje com uns bifes fritos em azeite. É uma maneira prática de fazer bifes com um paladar delicioso!


Ingredientes:
Bifes (usei do acém)
Flôr de sal
Cogumelos frescos
Feijão ferde (congelado)
Pimento amarelo
Repolho
50ml de leite (5cl)
1 barra de molho de cogumelos Knorr
Azeite

Preparação:
Temperar os bifes com a flôr de sal e fritá-los em azeite. Reservar depois de fritos em local quente, para que não arrefeçam.
Preparar então o molho de cogumelos: numa frigideira aquecer o azeite e juntar os legumes, deixando refogar um pouco até estarem cozidos a gosto (cerca de 10 minutos), acrescentar a barra de tempero Knorr e o leite, mexendo até ficar um molho relativamente espesso.

Servir os bifes com o molho de cogumelos e legumes....